Viagens
Cusco: ombligo del mundo
29 de setembro de 2014
0
, , , ,
simone e alex 1

15.09.2014: Hoje é, sem sombra de dúvida, um lindo e maravilhoso dia. Não apenas porque estou no Peru, um lugar fascinante, mas, sim, porque hoje Alex e eu comemoramos mais um mês. Completamos 5 anos e 1 mês de casados ou 6 anos e 10 meses de namoro. Se viajar é bom, imagine ao lado da pessoa que você ama!

Fotos Vosmar 1893

Hoje não acordamos muito cedo, graças a Deus, pois iríamos ficar na cidade mesmo. A guia nos pegou no Hotel Imperial e fomos para Plaza de Armas. Esperamos um pouco por outros dois brasileiros e logo começamos um passeio mágico por um dos lugares mais bonitos que já vi na vida!

simone e alex 5

Qorikancha é uma obra da arquitetura Inca. Construído pelo imperador inca Pachacuti, é feito de pedras polidas e encaixadas perfeitamente. Era um local de rituais e oferendas ao deus Sol, cultuado pelos Incas. Foi destruído pelos conquistadores espanhóis, que sobre ele erigiram uma igreja. O lugar é de beleza ímpar. Fiquei boquiaberta com a grandeza do lugar. Com estávamos de pacote, com guia, não ficamos o tempo que gostaríamos, mas ir a Cusco e não conhecer Qorikancha é uma perda MUITO grande. Sobre o antigo templo foi construído o Templo de Santo Domingo.

simone e alex 7

simone e alex 8Deixamos o templo e seguimos para os arredores de Cusco. Fomos conhecer um conjunto arqueológico de Sacsayhuamano, Q’enqo e Tambomachay.

O primeiro deles é enorme. Por ali, segundo a guia, havia treinamento militar e a prova de transição de menino para homem.

simone e alex 4

De lá, para Q’enqo. Esse foi o lugar que mais me chamou a atenção. Era lá que faziam as cirurgias cranianas (conhecidas como trepanações) e a mumificação dos incas. Passamos pelo local que supostamente era o “centro cirúrgico” deles. As pedras onde as cirurgias eram feitas está sempre a 2º, independente da temperatura externa. O local estava lotado, pois o governo do país está incentivando que o povo peruano conheça suas riquezas arqueológicas. Tinha muita, mais muita gente mesmo. E nem isso foi capaz de tirar o encanto do lugar!

simone e alex 3

Seguimos para Tombomachay. Era ali que se encontrava água sagrada para os rituais feitos pelos Incas. Dos três foi o que menos me causou impacto.

simone e alex 2

De volta à cidade, passamos em uma loja que vende roupa feita de baby alpaca. As vendedoras nos mostraram a diferença entre a verdadeira lã de alpaca e as falsas que os peruanos vendem na rua. Tarde demais, já tínhamos comprado as falsas! kkkk

simone e alex 1

Voltamos à Plaza de Armas para conhecer a Basílica de Cusco, que na verdade é formada por três igrejas: a Catedral de Cusco Basílica da Virgem de Assunção é o principal templo da cidade de Cusco no Peru e abriga a sede da Diocese de Cusco.  A Basílica de Cusco com os templos do Triunfo e da Sagrada Família formam o conjunto da Catedral. No lugar que foi o Sunturwasi, Palacio del Inca Viracocha.

simone e alex 12

Almoçamos em algum lugar na que não me lembro o nome e nos separamos dos meus pais. Eles queriam ver coisas para comprar e Alex e eu queríamos conhecer o máximo de coisas que pudéssemos. Passamos por vários lugares: igrejas, mosteiros, praças, ruas diferentes; mas, o lugar que mais me chamou a atenção foi o Mercado Municipal de San Pedro. O lugar é ímpar. Como lá não está muito na rota turística, podemos ver um pouco de como vivem os peruanos.

simone e alex 10

simone e alex 11

Com nossas andanças pela cidade, fiquei mais encantada ainda com o povo peruano. Não é que eles são amistosos somente na parte turística. Eles são gentis sempre!

Voltamos para o hotel, mal chegamos e saímos novamente. Fomos até o Centro Qosqo de Arte Nativo. É uma apresentação de dança que dura, aproximadamente, uma hora. É belíssima. Se for a Cusco não deixe de fazer esse passeio, vai enriquecer sua alma.

simone e alex 13

Encantados com tudo que vimos, voltamos mais uma vez à Plaza de Armas. Dessa vez, optamos por um sanduíche. Comemos no único lugar que me lembro do nome: Bembos. O lanche é enorme e até que gostoso. O que estraga é a quantidade enorme de cominho que se coloca na carne.

Dia de muito movimento, de lugares lindos! Sem sombra de dúvida, dia para ficar na memória!

Clique para ver mais fotos!

Clique para ver mais fotos!

Organização da viagem: http://www.girotour.com.br/

Passeios no Peru: http://www.ptsperu.com

 

Comments

comments

About author

simoneotawa

Brasiliense, fonoaudióloga, psicopedagoga e bancária. Amo família, viagens, animais, casamentos, flores e tudo que me faz sorrir. Não gosto de trânsito, avião e cozinha!

Related items

/ You may check this items as well

Para você eu digo SIM!

Las Vegas: Renovando os votos

15.09.2014: Hoje é, sem sombra de dúvida, um lin...

Read more
IMG_6347

Las Vegas: it’s time to say good bye

15.09.2014: Hoje é, sem sombra de dúvida, um lin...

Read more
IMG_6318

Las Vegas: STRATOSPHERE, TOP OF THE WORLD, OUTLET NORTH LAS VEGAS

15.09.2014: Hoje é, sem sombra de dúvida, um lin...

Read more